SergeiCartoons.blog: Definição de Cartoon. O que é?

março 10, 2004

Definição de Cartoon. O que é?

É um desenho caricatural que representa uma situação humorística, utilizando ou não legendas, sendo usualmente utilizado com pena ou pincel e tinta, ou em alguns casos em aguadas. O cartoon, em contraposição à charge (termo brasileiro para o cartoon politico, ou sobre temas actuais), é atemporal e é universal, pois não suprime necessariamente aos acontecimentos do momento.

O termo cartoon (cartão), tem sua origem no termo italiano cartone (pedaço de papel) que era aplicado aos moldes recortados ou perfurados em cartão resistentes, usados para transpor e marcar os desenhos nas obras de arte de grande porte, como murais ou tapeçarias. O mesmo termo era usado para denominar um pequeno projeto em escala, desenhando em cartão para ser reproduzido e depois ampliado. A expressão, com o sentido que tem hoje, nasceu em 1841 nas páginas da revista PUNCH , a mais antiga revista de humor do mundo ainda em circulação. O príncipe Albert encomendara a seus artistas uma série de cartoons para novos murais do Palácio de Westminster; os projetos dos artistas reais, expostos, foram alvo das críticas e da mordacidade do povo inglês, e a revista PUNCH resolveu os seus próprios cartoons, parodiando a iniciativa da Corte.

O nome pegou, e em quase todas as línguas a palavra cartoon, nesse sentido, não tem equivalente: franceses, alemães, italianos, todos mantém a grafia original do inglesa. No Brasil, foi na revista Pererê, de Ziraldo edição de Fevereiro de 1964, que se lançou o neologismo cartum, logo adotado no jargão profissional. Na composição do cartum podem ser inseridos elementos da história em quadrinhos, como os balões de falas, subtítulos, onomatopéias e até mesmo a divisão de cenas em quadrinhos. A narrativa do cartum pode ocorrer numa cena ou numa sequência de cenas.



Agora que já sabem o que é, na teoria :-) toca a divulgar esta arte por aí! Sim, porque é sem dúvida uma Arte, e mesmo que haja quem não a considere a Nona, não faz mal! Também, quem quer ficar em nono?!


Posted by Psergei at março 10, 2004 07:26 PM
Comentários:
zhouyun

Posted by: louis vuitton at outubro 25, 2010 09:31 AM
we were most definitely peaceful, happy, loving ... content.

Posted by: louis vuitton outlets at dezembro 5, 2009 02:09 PM
desenho Humoristicos anedota gráfico que satiriza comportamentos humanos, tambem chamados de vinhetas comica geralmente destinada a publicação jornalistica

Posted by: kakah at agosto 11, 2008 03:46 PM
epa na sei

Posted by: xaxa at março 31, 2008 07:50 PM
olha! vi uma tira das tuas na quo! não sabia que eles editavam autores portugueses. Boa onda!

Posted by: Pedro Alves at março 10, 2004 08:58 PM

Página inicial